terça-feira, 29 de março de 2011

Entrevista a Fernando Campos no Jornal do Centro, "Semanário do Distrito de Viseu"

No âmbito do 4º objectivo deste blog irei colocar, nesta mensagem, um excerto da entrevista realizada pelo Jornal do Centro ao Presidente da Associação de Carnaval de Cabanas de Viriato sobre Carnaval:

"
Hoje, cada país e cada região tem as suas tradições próprias, mas a tendência é para se perder o lado genuíno do Carnaval e “copiar” o que é mais atractivo. Viseu destaca-se por vários eventos de norte a sul do distrito, mas há dois carnavais que se distinguem pela sua genuinidade: O Entrudo de Lazarim (Lamego) com as máscaras ibéricas, e o Carnaval de Cabanas de Viriato (Carregal do Sal) com a “Dança dos Cus”. Fernando Campos é o responsável pela organização do Carnaval de Cabanas de Viriato, Norberto Carvalho é o presidente da Junta de Freguesia de Lazarim a entidade organizadora do carnaval.
Como é que se mantém vivo um carnaval tradicional quando são cada vez maiores os apelos e a tentação de se fazer um cortejo inspirado na tradição brasileira?
Fernando Campos: De uma forma espontânea com muita carolice, muito trabalho e o apoio da juventude, embora ultimamente não esteja muito vocacionada para colaborar.
É difícil preservar o lado genuíno?
Fernando Campos: Não. As pessoas que vão a Cabanas de Viriato uma vez, voltam no ano seguinte, porque ele acontece de forma espontânea. No encontro dos grandes carnavais do país, Cabanas de Viriato foi a única associação que conseguiu impor o Carnaval de Cabanas em Torres Vedras em Loulé… de uma forma simples e prática através de um CD."

Restante entrevista e som da entrevista está disponível no seguinte link: http://www.jornaldocentro.pt/?p=4834

Sem comentários:

Enviar um comentário