sexta-feira, 18 de março de 2011

História e ficha técnica das CP 4700

No âmbito do objectivo 3 “Promover e divulgar o Caminho de Ferro Português ao território nacional e internacional” foi decidido criar novo tipo de divulgação, “História e ficha técnica”. Este irá divulgar as diversas locomotivas e automotoras de Portugal. Neste primeira edição será apresentada as CP 4700.
CP 4700 é a numeração dada as locomotivas eléctricas mais jovens da CP Carga,SA. O seu inicio da sua história começa em 2006 com assinatura da CP Carga, na altura, controlada totalmente pelo estado de Portugal, com a Siemens do contrato da encomenda destas locomotivas. Inicialmente o contrato era o seguinte, vinham 15 locomotivas e poderia encomendar mais 10 desta séria mas foram encomendadas as 25 locomotivas possíveis no contrato. Mas para algumas pessoas acreditam eram necessárias pelos menos 50 locomotivas desta série para satisfazer as necessidades da CP Carga,SA.
 As primeiras locomotivas chegaram em Março de 2008 mas a sua homologação ocorreu no ano seguinte, 2009. São locomotivas do fabricante ferroviário alemão Siemens mas foram montadas na EMEF do Entroncamento, com parceria com o fabricante. Mas dizem que a primeira que foi montada não foi a primeira da série, CP 4701, mas a CP 4705. Os testes e a sua homologação realizam-se na Linha do Alentejo e na Linha de Vendas Novas. O seu design exterior foi realizado pelo Português José Santa-Bárbara. Actualmente todas pertencem a CP Carga,SA.
Estas locomotivas foram encomendas com objectivo de substituir as locomotivas CP 2500/50, que tinham cerca de 50 anos e inadequadas e as necessidades do transporte de mercadorias ferroviário. Mas, também, verificou-se que substituíram as CP 2600/20, que ficaram com poucos serviços e em Fevereiro de 2011 foram colocadas para a reserva. Actualmente podemos dizer que são as rainhas da CP Carga,SA e as más raparigas do mundo ferroviário.
Contudo, elas deram maior competitividade a CP Carga,SA e ao transporte de mercadorias ferroviário, possibilidade das circulações de mercadorias terem maior comprimento e melhoraram o serviço Intercidades da CP Longo Curso, devido a transferência da maioria das CP 5600 para esta empresa e consequentemente serviço de passageiros mais rápido. No seguinte esquema terão as características destas locomotivas:
Peso e Dimensões
Peso: 87 toneladas (21,75 toneladas por eixo)
Comprimento: 19,580 m
Largura: 2,989 m
Altura: 4,210 m
Bitola: 1668 mm (possível mudar para 1435 mm mediante troca de rodados em oficina)
Performances
Velocidade Máxima: 140 km/h
Potência nominal: 4684 kW (6373 cv)
Esforço de tracção no arranque: 300 kN
Esforço de tracção a 140 km/h: 105 kN
Capacidades
Tensão de Alimentação: 25 kV / 50 Hz, adaptável para bitensão, com acréscimo dos 3000 V contínuos
Unidades Múltiplas: Comando até 3 unidades, estando nesse caso o esforço de tracção limitado a 600 kN, por razões estruturais.
Ruído exterior: 91 dB a 140 km/h, 74 dB a 0 km/h
Temperatura de Funcionamento: operável na gama de temperaturas -25 ºC a 45 ºC
Freios
- Freio dinâmico com Recuperação de Energia
- Freio pneumático directo e automático, com duas condutas e freio EP
- Freio de estacionamento
Inclui um sistema de anti-patinhagem para o freio pneumático.
Equipamento Eléctrico
Motores de Tracção: 4 motores assíncronos, suspensos pelo nariz e arrefecidos por ventilação forçada, de 1171 kW cada um. RPM máximo de 3957, tendo um peso, com engrenagem incluída de 3840 kg
Relação de Transmissão: 1 : 6,29
Unidade Central de Comando: 2 UCC / Sibas 32 de 32 bits
Unidade de Comando da Tracção: 2 UCT / Sibas 32 de 32 bits, controlando os eixos motores por bogie e com sistema de anti - patinhagem incluído
Unidade de Comando de Freio: Knorr
Disjuntor: 1 Disjuntor de Vácuo
Pantógrafos: 2 Schunk ou Siemens
Transformador: Siemens, de 6,32 MVA de potência do enrolamento primário
Conversor de Tracção: 2 por locomotiva
- PMCF: 2 por conversor, tensão de entrada de 1000 V. Cada um dos PMCF tem 2 módulos de 4 IGBT's de 2200 V, 2000 A e frequência máxima de comutação de 1000 Hz.
- Ondulador: 1 por conversor, com 3 módulos de 4 IGBT's de 2200 V, 2000 A e frequência máxima de comutação de 1000 Hz.
- Arrefecimento: Através de circulação forçada de água
Funcionalidades
Linha do Comboio (alimentação de carruagens): 1500 V / 50 Hz, potência de 800 kVA
Sistema Convel: EBICAB 700
Rádio Solo: NEC RC 450
Train - Office: Efacec
Inclui Ar Condicionado nas cabinas de condução.
Areeiros: 8
Pequena comparação com as “irmãs” mais velhas, CP 5600:
Série  5600 --------- 4700  Potência (kW)  -------- 5600 --------- 4684 Velocidade Máxima(km/h) ------ 220 ----------- 140
Algumas fotos e vídeos:




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